sábado, 5 de maio de 2018

CLAVE DE FÁ

A tua vida é admirável ao ser lida em partitura. Respiras compassadamente, ora adágio, ora moderato, por vezes allegro, outras prestíssimo. Sempre seguindo a batuta ritmada do coração que teu sangue quente alimenta, prenunciando belo arranjo orquestral.
Tudo começa ao teu abrir de olhos, como que despertando violinos, violoncelos, violas, contrabaixos e harpas, cordas que obedecem cada teu piscar.
As notas se sucedem quando sorris. Executas um sol para o dia que nasce. A instrumentação vai crescendo aos movimentos dos teus braços e pernas, até que gesticulas as mãos delicadamente, comandando um comovente solo de violoncelo desenhado em clave de fá.
Tudo silencia aguardando outras ordens. Com novos e firmes meneios instigas e aos poucos todos os instrumentos vão se incorporando à voz suave da maestrina.
As madeiras integradas pelas flautas, oboés, clarinetes e fagotes juntam-se ousadamente às sonoridades dos teclados e cordas.
Súbito balanças os cabelos e a orquestra inteira retorna, agregando também o pulsar forte das percussões com seus carrilhões de sinos, pratos, timbales, xilofone, gongo, triângulo e caixas. Com a cabeça instruis o apoio do naipe de metais, retumbando trombones, trompetes, trompas e tubas.
Impressionante a harmonia, a música vibrante que tu és. Como eu queria ser o compositor dessa sinfonia ou um maestro para reger o som escrito em tua pele.
Eu te aplaudiria, mas fico quieto, totalmente emudecido, para continuar ouvindo somente o teu som.

Fábio Roberto
Do Livro dos Poemas
Escrito tempos atrás para a Musa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário